Maternas

No xamanismo as árvores são chamadas de “O Povo em Pé”,  percebem as necessidades de todos os Filhos da Terra e se esforçam por atendê-las. Cada árvore e planta possui seus próprios dons, talentos e habilidades a serem compartilhados. Nos dão frutos, enquanto outras fornecem curas para distúrbios em nossos níveis emocionais ou físico, ensinam lições de como estarmos em harmonia com nós mesmos e com os outros, além de nos ensinar a obter uma mente silenciosa. Tais interpretações, nos remetem a uma atitude de respeito, da importância de cada indivíduo, nesse grande cosmos. De uma maneira quase intuitiva, sempre fiz a ligação entre árvores e mulheres. Como figuras maternas, as árvores em suas copas, abrigam bichos e pássaros, a sombra que nos fornecem para o descanso e alento. Selecionei 3 trabalhos para ilustrar a ligação de nós mulheres, mães, filhas e guerreiras com aquelas que mesmo sem a nossa percepção, nos inspiram desde o início dos tempos.

Fonte de pesquisa: O Poder das Árvores: O Povo em Pé

brumas-by-luciane-valenca-ass

Névoa | aquarela e posca sobre papel

midnight-ass

Midnight | aquarela, nanquim e posca sobre papel

invernal-by-luciane-valenca

Invernal | aquarela, nanquim e posca sobre papel

Advertisements

About lucianevalenca

Luciane Valença faz parte da nova geração de artistas niteroienses que vem ganhando força para todo lado e fazendo um trabalho que dá gosto de ver. A cena independente cresce a cada dia com trabalhos de qualidade na música, no artesanato, na gastronomia e nas artes. Coisa nossa. Gente nossa. Prata da casa. Nascida em Niterói em 1975, a designer, artista visual, e ilustradora Luciane Valença trabalha com comunicação visual há mais de 15 anos. Fundadora do Atelier Valença & Arts, juntamente com o irmão, artista plástico e restaurador Carlos Valença, vem se destacando no cenário artístico nacional com um estilo único. Suas influências, perceptíveis em seus traços, passam pelo Art Noveau, Futurismo e Surrealismo, criando um estilo único. Sempre misturando o mesmo traço do pincel em matizes que parecem não ter um começo ou fim, demarcadas por linhas firmes e contrastes de luz e tons. Figurações e histórias que nos convidam a uma realidade fantástica de um mundo muito particular, de beleza plástica com profundidade, propondo uma reflexão sobre as emoções, o cotidiano e a psiquê. Valença traz aos amantes da boa pintura novidades maturadas advindas de inspirações, aspirações, desejos, idiossincrasias e emoções próprias. Faz parte de uma geração de talentosos artistas dispostos a se entregar em revolução estética com intento único de demolir a comodidade na criação. Existe cor em Niterói. E você não poderia mesmo deixar de ver de perto! Info: Website: https://lucianevalencaarts.wordpress.com/ Instagram: http://instagram.com/luvalenca/ Fan page: https://www.facebook.com/lucianevalencaarts

Posted on 27/09/2016, in Arte, Watercolor and tagged , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Leave a comment.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: